terça-feira, 2 de outubro de 2012

O que eu aprendi com Aristóteles sobre liderar o louvor e adoração congregacional Por Bob Kauflin



Especificamente, eu não aprendi nada com Aristóteles (384 aC - 322 aC) sobre liderar o louvor e adoração congregacional que eu não tenha aprendido primeiro nas Escrituras.

Mas em sua época, Aristóteles procurou ajudar oradores a serem mais persuasivos, identificando três áreas cruciais que eles deviam ter em mente. Ele os chamou de logos, ethos e pathos.

Resumidamente, logos busca persuadir através da verdade. Aristóteles estava preocupado com os oradores de sua época, os sofistas, que estavam focando demais na linguagem rebuscada e não o suficiente no real conteúdo.

Ethos tem a ver com o caráter da pessoa que fala. Aristóteles reconheceu que os ouvintes tendem a ser mais influenciados por pessoas cujo caráter eles confiam.

Pathos refere-se à capacidade de mexer com as emoções de seus ouvintes. Verdades importantes são frequentemente apresentadas sem resposta aparente do ouvinte. A experiência das companhias aéreas é que os comissários de bordo revejam todos os procedimentos de segurança de voo antes da decolagem.

Quando eu lidero as pessoas em louvor e adoração a Deus, estou tentando convencê-los de que Jesus é mais digno de adoração do que dinheiro, posses, poder, sexo, relacionamentos, ou qualquer outra coisa que idolatremos. Enquanto a nossa confiança é, em última análise, no Espírito Santo para fazer esse trabalho no coração das pessoas, o Espírito usa meios. E três desses meios são logos, ethos e pathos.

Logos
Uma série de coisas podem nos afetar emocionalmente quando estamos cantando juntos: um riff de guitarra legal, um órgão de tubos bombástico, novos arranjos, habilidade musical, um coro dinâmico, estar com as pessoas que amamos, transições bem executadas, iluminação intencional. Mas sendo movido emocionalmente nem sempre é a mesma coisa que, na verdade, adorar a Deus. Adorar a Deus requer o conhecimento de Deus, o que exige a verdade. Isso significa que, antes de pensar nos arranjos, iluminação, transições, clipes de vídeo, padrões de bateria, harmonias vocais, ou uma centena de outros elementos possíveis, eu preciso ter certeza de que eu estou buscando comunicar a verdade que é bíblica, substantiva, Cristo exaltado, e compreensível.



Logos, obviamente, afeta as letras das músicas que eu escolher. Se estamos cantando verdades objetivas sobre Deus ou respondendo a essas verdades, nossas palavras devem ser regidas e alimentadas pela Palavra de Deus. Mas logos também inclui qualquer coisa que eu disser para a congregação ou incentivá-los a dizer. Valorizar logos significa que eu assumo que nem todos sabem o que estamos cantando e eu vou ter tempo para explicar as palavras e ações. Isso significa que eu não devo achar que fiz o meu trabalho simplesmente porque as pessoas estão animadas. Eu quero saber por que elas estão animadas.

Ethos
É lamentável quando alguém está ministrando o louvor e adoração em canções e você tem dificuldade em acreditar que eles realmente querem dizer o que estão cantando. Pode ser o sorriso amarelo. Pode ser o resmungo incoerente que eles fazem entre as músicas. Talvez seja a forma medíocre que leem as Escrituras ou ouvi-los gritar as mesmas três frases cristãs em cada música. Seja o que for ninguém os aceita.





Preocupar-se com ethos significa que busco construir confiança com as pessoas que eu estou ministrando. Se você liderar uma congregação regularmente se torna mais fácil das pessoas conhecê-lo. Mas mesmo nesse contexto, podemos deixar de construir a confiança se formos superficiais: assumir a "personalidade de líder de adoração" que é diferente da que somos normalmente, ou viver de uma maneira que contradiz o que estamos cantando. Se ministro a um grupo de pessoas que não me conhecem bem, valorizo ethos; o que significa que eu sou pessoal, vulnerável, e claro. Eu não faço propaganda enganosa de Jesus ou da banda, eu não começo a suar quando as coisas não saem como planejado, e me comunico com o desejo de servir ao invés de impressionar.

Pathos
Frequentemente sou questionado em como motivar uma congregação aparentemente não atingível. Digo aparentemente porque você não pode dizer o que está acontecendo no coração de alguém simplesmente por que você vê do lado de fora. Mas a Escritura e a experiência nos diz que nossas emoções são geralmente refletidas através de nossos corpos. Se você der atenção para logos e ethos, as pessoas normalmente serão emocionalmente envolvidas. Mas eu encontrei duas outras coisas úteis.



Primeiro, tenho que ser realmente afetado pelas verdades que estou cantando e proclamando. Tenho que estar realmente adorando a Deus, enquanto eu estou conduzindo os outros a fazê-lo, e isso deve ser evidente em meu rosto e corpo. Quando estou sendo liderado, sempre sou movido apenas por ver quão envolvido e apaixonado o líder é.

Segundo, podemos envolver as pessoas emocionalmente, fazendo conexões e contrastes no desenho. Sempre que eu liderar, quero ajudar as pessoas a se conectar em quem Deus é e o que Ele fez por nós através de Jesus com as circunstâncias em que elas se encontram.

Você está lutando com condenação? Jesus comprou nosso perdão completo e venceu o acusador de nossos irmãos.

Você se preocupa com o futuro? Adoramos a um Deus que é soberano sobre todas as coisas, e que até mesmo causou a "tragédia" da cruz para realizar nossa salvação.

Você está lutando contra a luxúria, a ira, ou a ganância? Jesus ressuscitou dos mortos e enviou o seu Espírito que opera em nós o desejo e fazer a vontade de Deus.

Nós também podemos envolver emoções através de contrastes. Eu poderia fazer perguntas como: "O que aconteceria se isso não fosse verdade ... se nós não estivéssemos juntos ... se ainda estivéssemos sob a ira de Deus ... se Jesus não tivesse ressuscitado?" Considerar essas perguntas muitas vezes ajuda as pessoas a ver porque o que estamos proclamando é tão crucial.

Logos, ethos, pathos. Os três são usados pelo Espírito para nos conduzir ao grande amor de Deus enquanto cantamos os louvores do nosso Salvador.

Onde você pode crescer?

Um comentário:

  1. Ultimamente estou me envolvendo muito com a matéria filosofia, e quando vi o nome de Aristóteles me interessei entrei aqui; esse post é de altíssimo nível praquem mexe com música e em especial louvor.
    Como você mesmo disse no início, nós aprendemos verdadeiramente pelas Escrituras a sua essência, só que todo o sistema de dialética,hermenêutica, oratória bem como todo sistema filósofico ajudou os Pais da Igreja e os escolásticos a teorizar o cristianismo.
    Deus abençoe.

    Se você puder, se interessar ou tiver tempo, aparece lá no meu blog? e se quiser seguir, melhor rsrs
    PAz....Ezequiel

    http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir